SERVIÇOS QUE OFERECEMOS

Análise e Desenvolvimento de Produtos e Mercados

Atuando na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e mercados, com ênfase no desenvolvimento sustentável, tecnologias limpas, marketing florestal e ecológico.

Silvicultura

Elaboração, Implantação e Acompanhamento de Projetos de Reflorestamento: Econômico, corretivo e de Restauração;

Material Botânico: fornecimento de material botânico (sementes e mudas), de espécies arbóreas, arbustivas e herbáceas, assistência e assessoria técnica a viveiros florestais;

Clonagem: Desenvolvimento do protocolo e metodologia para clonagem de espécies arbóreas; produção de mudas semelhantes a partir de brotos das melhores árvores selecionadas.

Viveiro Florestal: Assessoria técnica desde a implantação do viveiro, na produção de mudas, otimização da nutrição e, manejo adequado e no acompanhamento da venda.

Seleção genetica:escolha da melhor arvóre quanto ao crescimento, qualidade da madeira e resistencia a fatores bióticoas (pragas e doenças) e abioticos (geadas, ventos, etec.)

CONSULTORIA & ASSESSORIA DE P & D EM SOLOS E NUTRIÇÃO FLORESTAL

a. Recomendação de adubação dos plantios - Determinar as doses de calcário, gesso, óxidos e adubações de cobertura;

b. Monitoramento da fertilidade dos solos e estudo da reposição de adubações e ajustes nas espécies de Pinus sp, Eucalyptus sp e espécies nativas;

c Mapeamento e classificação dos diferentes tipos de solos, agrupando-os em diferentes unidades de manejo;

d. Análise de dados e relatórios dos experimentos de solos e nutrição em andamento;

e Implantação de experimentos de nutrição envolvendo todos os produtos do item a + analise do micro bioma;

f. Visitas técnicas para avaliação dos plantios e andamento dos experimentos;

g. Apoio técnico em outras questões nutricionais, discussões e idealização de possíveis trabalhos.

h. Planejamento agrícola e manejo dos eco sistemas naturais e modificados (agrícola, florestal e mineração) – Estudos do Solo (química, física e biologia) e manejo do carbono;

Experimentação: Instalação dos ensaios em campo visando avaliar o desempenho de cada tratamento efetuado.

Análise e Restauração do Microbioma Florestal, Agrícola e de Áreas Degradas com tecnologias baseadas no seu equilíbrio.

Floresta Negócios Ambientais busca entender como modular e equacionar mais rapidamente o sistema para restaurar o equilíbrio no microbioma e melhorar a performance florestal e/ou agrícola das plantas, aumentar a produtividade e diminuir o aporte de fertilizantes e demais insumos com segurança para o ambiente.

Manejo de Ecossistemas naturais e modificados:

Sustentabilidade dos recursos naturais: Formas de uso e manejo dos recursos naturais que ao mesmo tempo garantam a permanência da produtividade e a base dos recursos: SAF’s (Sistemas agroflorestais), bases ecofisiológicas da sucessão de plantas em sistemas cultivados, recuperação de áreas degradadas e avaliação de impacto ambiental.

Restauração Ecológica de Ecossistemas:

Manejo e Recuperação de áreas degradadas para resolver os problemas oriundos do mal uso da terra, mineração e demais ações antropicas, que tem contribuído para a degradação ambiental do planeta.

Você pode apostar em algo: Desde o pioneirismo de intervenções práticas na restauração ecológica em áreas degradadas até a resolução dos problemas ambientais.

Sistemas Agroflorestais (SAFs) e Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF);

Os sistemas agroflorestais – SAF’s - são uma alternativa de uso da terra mais sustentável do que o sistema tradicional de agricultura (consórcio de espécies arbóreas e culturas agrícolas).

Devido à maior diversidade de espécies no sistema, há maior utilização dos recursos disponíveis (nutrientes, água e luz).

Além disso, o componente arbóreo geralmente contribui para a melhor manutenção do processo de ciclagem direta de nutrientes entre a vegetação e o solo. Os sistemas agroflorestais, se bem-planejados, fixam o homem à terra e permitem a sua integração com o ambiente, com retorno econômico.

Projeto madeira de Lei (floresta implantada com pelo menos 5 espécies nativas – madeireiras para manejo comercial);

A mais importante conclusão deste projeto intitulado “ Madeira de Lei” seja a de que o manejo sustentável dos recursos florestais de uma reserva legal é uma possibilidade real. Tais recursos tem, portanto, um grande potencial para ser explorado, ampliando a sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social da região que tiver inserida. Não só por meio do fornecimento de energia, como também de outros bens e serviços fundamentais como mel, frutos entre outros para a melhoria da qualidade de vida da população, sem prejuízo da sustentabilidade ambiental.

Controle e Monitoramento Ambiental de Empreendimentos;

A sustentabilidade é um conceito a ser buscado, implica aspectos da qualidade dos recursos e disponibilidade, viabilidade econômica, impacto ambiental, justiça social e biodiversidade. Um pré-requisito para qualquer programa de desenvolvimento ecológico sustentável é um sistema de acompanhamento (Monitoramento) dos processos realizados no sentido de atingir uma gestão sustentável dos recursos naturais e dos empreendimentos. O aspecto-chave é a avaliação dos recursos naturais e de parâmetros eleitos e avaliados nos empreendimentos sendo identificadas as propriedades relevantes e monitoradas as mudanças que por ventura ocorra nos empreendimentos e nos recursos naturais envolvidos.

Através do monitoramento os indicadores mostram quando um sistema se torna insustentável e os parâmetros de referência para uma boa condição devem ser identificados e o desempenho do sistema controlado/monitorado ao longo do tempo usando estes valores.

Elaboração de laudo de viabilidade e técnica para novos empreendimentos contemplando os fatores econômicos, ecológicos e sociais.

Desenvolvimento de Cursos;

Organização e desenvolvimento de cursos: treinamento, capacitação e atualização de profissionais nos temas ligados ao planejamento ambiental, Estudos dos Solos (Pedologia, Análise Física, Química e Biológica e Manejo do Carbono em Florestas), Novas técnicas de nutrição e produção de mudas em viveiro, solos, nutrição e manejo de florestas plantadas e na restauração florestal, monitoramento e controle ambiental, com acompanhamento profissional.

LICENCIAMENTO AMBIENTAL (rural, Industrial e urbano)

É o procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente, licencia a localização instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos naturais, consideradas efetivas e/ou potencialmente poluidoras, ou que ainda, sob qualquer forma, possam vira causar degradação ambiental.

• Elaboração de PCA (Plano de Controle Ambiental);

• Elaboração de RCA (Relatório de Controle Ambiental);

• Elaboração de RAP (Relatório Ambiental Preliminar);

• Monitoramento Ambiental de obras e empreendimentos;

• Estudos de Impacto Ambiental EIA, RIMA;

• Regularização de Açudes / Tanques.

SOLICITE UM ORÇAMENTO OU UMA VISITA TÉCNICA E CONHEÇA MELHOR NOSSOS SERVIÇOS.